Vantagens da aplicação da realidade virtual na medicina

avatar

Postado por Bruna Santos - 19 Setembro, 2017

header-picture

A Realidade Virtual é uma tecnologia cada vez mais utilizada e novas aplicações inovadoras são desenvolvidas a todo momento. 

Na medicina pode ser usada em diversas áreas que vão do diagnóstico à reabilitação.

Além disso, a realidade virtual pode ser aplicada nos estudos e treinamentos de médicos, paramédicos, enfermeiros e outros profissionais da área. As vantagens do uso da tecnologia estão relacionados ao treinamento, cirurgia, prevenção de doenças, aconselhamento e design arquitetônico de novos hospitais.

Abaixo, apontamos as vantagens da aplicação de realidade virtual na medicina:

  • Treinamento médico

A realidade virtual é utilizada em escolas de medicina e outras configurações semelhantes como meio de educação e instrução. Permite que se adquira conhecimento e compreensão sobre o corpo humano por meio da interação dentro de um ambiente virtual. Os estudantes interagem com pacientes virtuais e aprendem habilidades que serão aplicadas no mundo real. Os estudantes podem realizar procedimentos sem colocar o paciente em risco.

  • Odontologia

A realidade virtual pode ser utilizada na Odontologia. Existe uma cadeira dental virtual que inclui um cenário de treinamento em que os treinandos podem ver e trabalhar com um conjunto de dentes 3D. Pode-se executar uma variedade de procedimentos, um preenchimento utilizando uma broca virtual, por exemplo.

  • Paramedicina

A tecnologia também pode ser aplicada para treinar paramédicos e outros profissionais de pronto-atendimento. Assim, eles aprendem a desenvolver habilidades de salvar vidas de maneira mais precisa e segura. É possível simular acidentes e emergências através da realidade virtual. Os cenários são realistas e permitem experimentar situações de alta pressão e risco.

  • Medicina preventiva

A realidade virtual é usada para ajudar o paciente a fazer escolhas mais saudáveis, melhorando positivamente seu estilo de vida. Há ênfase no estímulo para as pessoas fazerem mudanças de hábitos, como parar de fumar. As ações preventivas reduzem os riscos de doenças.

  • Aconselhamento

Nesta área a realidade virtual também é aplicada. Tratamento de fobias em ambiente virtual é um exemplo. Para tratamento de pessoas que desenvolveram transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) também é aplicada com sucesso, utilizando uma variedade de técnicas para lidar com os sintomas do transtorno com o auxílio da realidade virtual.

Os sistemas de simulação geram ambientes que proporcionam a recriação experiências da vida real. A realidade virtual na medicina tem sido bem aplicada, sendo uma excelente ferramenta para proporcionar mais qualidade no serviço médico.

Tópicos: Realidade Virtual

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more