Realidade Virtual muito além de uma revolução educacional

avatar

Postado por Fernando Godoy - 16 Novembro, 2017

header-picture

Se a internet democratizou o conhecimento, podemos dizer que a realidade virtual democratizou a experiência.

 

Durante o meu pitch no programa Shark Tank Brasil fui questionado sobre a realidade aumentada (RA) e virtual (RV), através de uma indagação do tipo: “Isso não é mais um modismo da tecnologia? “ Fui categórico em dizer que estas 2 realidades (RA e RV) aliadas à mista (RM) terão o mesmo impacto que a internet teve em nossas vidas. Exagero meu? Acredito que não, pois essas tecnologias estão mudando as formas de entretenimento, educação, experiência do consumidor, treinamento e, em breve, a forma de comprarmos produtos e novas experiências que estão surgindo. Seguindo nessas revoluções, o tema que mais me anima é a educação.

Não estou falando somente da experiência imersiva que a realidade virtual proporciona, através de conteúdos 3D, interações, vídeos, simulações, gamificações, cenários magníficos e conteúdos para lá de interessantes. Gostaria de comentar sobre os benefícios da realidade virtual na educação, no aprendizado de uma nova matéria escolar ou, no aprimoramento de algum processo ou situação corporativa. Vamos aos destaques:

 

Desenvolvimento cognitivo

Alguns neurologistas confirmam que arealidade virtual melhora a capacidade cognitiva, a plasticidade cerebral, cria experiências positivas e melhora a concentração, a percepção e a memória das pessoas.

Empatia

Um caso que chamou a atenção, nos EUA, foi a utilização dessa tecnologia, por senadores que são contra o aborto e que vivenciaram através da realidade virtual, toda a trajetória de uma mulher grávida na multidão indo para uma clínica de aborto. Entristecidos com a situação passaram a rever os seus conceitos.

Sabemos o quanto é difícil ver a situação de moradores de rua, mas o que realmente fazemos a respeito disso? Quando as pessoas passam a utilizar um sistema de realidade virtual elas sensibilizam mais a respeito de um problema e tendem a ajudar esta causa, pois tiveram uma experiência mais real do que simplesmente “olhá-lo de fora”.

Fobias

Hoje, a tecnologia da realidade virtual já é utilizada e considerada um dos tratamentos mais eficazes para melhorar quadros de fobia: como medo de altura, lugares fechados, pânico entre outros.

Eu que já torci o nariz uma vez para usar a realidade virtual para uma simulação de altura (achando que não tinha medo) acabei travando para chegar perto do beiral de um prédio.

Preservação

A captura de momentos e lugares históricos destruídos pelo tempo ou pelo vandalismo, tem possibilitado uma revisitação e, até mesmo, como forma de preservação da memória e como auxilio de reconstituição. Já ouviram falar do Estado Islâmico? Realidade virtual nos locais antes que tudo seja destruído.

 

Novas oportunidades

Desnecessário dizer as inúmeras oportunidades de negócios e postos de trabalho que estão sendo gerados com essas tecnologias. Desenvolvedores, designers, animadores 3D, produtores de vídeo e roteiristas enxergam um campo imenso e fértil para os próximos anos.

Outro ponto já destacado em posts anteriores, mas ainda muito relevante para este cenário, é a entrada de grandes players no mundo da realidade virtual (RV). Isso tem feito com que os preços dos equipamentos comecem a cair. Essa queda nos valores aliada a um crescente movimento de empresas desenvolvedoras de conteúdo faz com que o mercado RV desponte como nunca no mercado educacional.

Os equipamentos de ponta ainda possuem um custo proibitivo para uma escala mais comercial para a prestação de serviços. O Microsoft Hololens (MR) ainda custa em média US$ 3 mil, mas com tendência de queda e até licenciamento da tecnologia para outras marcas. Aí entra em cena a qualidade e a criatividade dos produtores de conteúdo. Proporcionar uma solução eficiente e com custo atraente para o ponto de vista do aprendizado. Muitas empresas têm se saído muito bem e se adaptando aos orçamentos, hardwares e plataformas de desenvolvimento.

Portanto aliando o potencial educacional e as demais características mencionadas neste post, temos a certeza de que muito em breve a educação de qualidade estará ao alcance de todos. É nosso dever difundir e principalmente aplicar essas tecnologias para o benefício maior da população.

Sempre acreditei na dobradinha
empreendedorismo + educação para mudar o mundo. Nunca estive tão confiante e otimista com o futuro. Na verdade, foco no presente! Agora é o momento!

Tópicos: realidade virtual na educação

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more