Realidade aumentada e virtual em treinamentos já é realidade

avatar

Postado por Bruna Santos - 27 Novembro, 2017

header-picture

O uso de aplicações de RA e RV tem crescido muito no Brasil. 

Diversos segmentos estão utilizando a tecnologia para dar um upgrade no relacionamento com seu público.

No entanto, além de encantar clientes com muita inovação em campanhas de marketing, a realidade aumentada e virtual podem ser uma excelente solução para treinamentos de funcionários de empresas de diferentes segmentos.

O uso de realidade aumentada e virtual em treinamentos e setores da educação, auxiliando alunos e professores, vem sendo muito bem sucedido.

Treinamentos utilizando tecnologia de realidade aumentada tornaram-se tendência nos Estados Unidos. A rede Walmart é um exemplo excelente.

A empresa, uma gigante do varejo, está realizando diversos treinamentos de vendas com seus funcionários, por meio de simulações de situações reais.

Conteúdos apresentados em vídeos em 360° reproduzem contextos e situações cotidianas, tendo como objetivo familiarizar os treinandos aos desafios diários do trabalho.

Os vídeos também funcionam como avaliação de desempenho dos profissionais durante o atendimento ao consumidor, no gerenciamento de equipes e durante eventos de ofertas específicas.

A empresa brasileira Gerdau utilizou, em 2016, a realidade virtual para treinar funcionários que trabalham na área de manutenção da caldeiraria. Por ser um trabalho de alta periculosidade, a empresa adotou a tecnologia para que seus funcionários realizassem o treinamento em segurança.

Tanto a realização realidade virtual, quanto a realidade aumentada podem ser aplicados cadastro em muitos cenários de treinamentos corporativo. Ambas as aplicações oferecem diversos benefícios para o desenvolvimento profissional.

Entre os benefícios do uso das realidades aumentada e virtual para treinamentos estão:

 

  • Possibilidade de simular situações de risco em ambiente controlado

 

  • Abordagem interativa e prática

 

  • Exploração de cenários virtuais como experiência do mundo real

 

  • Repetição e prática para ganho de eficácia e qualidade

 

O desafio do uso da tecnologia para fins de treinamento é transferir conhecimento e fazer com que o mesmo seja retido pelos usuários de maneira mais eficiente do que os métodos tradicionais.

Um ambiente em realidade aumentada ou virtual pode potencializar um treinamento, seja dentro de um laboratório, seja em uma plataforma de exploração de petróleo ou, até mesmo, em setores varejistas.

Um ponto fundamental é criar conteúdo significativo que criará valor real e não simplesmente fazer uso da tecnologia porque é tendência.

Ter um propósito específico que gerará engajamento e aprendizado real é de suma importância. Assim, a utilização dessas tecnologias será sempre feita com bom senso.

O uso da realidade aumentada e virtual em treinamentos de varejo, como fez a Walmart, traz a seguintes vantagens:

 

  • Melhora a percepção do colaborador

 

  • Aumenta a motivação dos funcionários

 

  • Melhora a produtividade

 

  • Impacta positivamente os resultados da empresa

 

  • Aumenta o engajamento dos colaboradores

 

Cabe aos profissionais encontrar equilíbrio entre conteúdo criativo, tecnologia e formatos de aplicação para fomentar o crescimento destas ferramentas dentro de empresa para formar profissionais cada vez mais preparados para enfrentar as rotinas de trabalho.

Você já pensou em realizar treinamentos para seus funcionários em ambientes de realidade aumentada ou virtual? Entre em contato com nossos consultores e descubra como fazer um treinamento eficiente e encantador. Seus colaboradores irão adorar!

 

Tópicos: realidade aumentada e virutal em treinamentos

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more