Realidade Aumentada em Carros - Parceria útil no cotidiano

avatar

Postado por Marcelo Rodino - 23 Novembro, 2017

header-picture

Há algum tempo que a realidade aumentada não é mais novidade. No entanto, cada nova aplicação da tecnologia surpreende e encanta o usuário que a utiliza.

O poder de inovação da realidade aumentada é indiscutível. Seu poder imersivo cria experiência memorável e inusitada.

Mais aplicações de realidade aumentada vêm sendo desenvolvidas com sucesso. Engana-se quem pensa que a realidade aumentada se limita ao setor de games e entretenimento.

Aplicações úteis e que facilitam as nossas rotinas estão sendo empregadas em diversos setores de mercado.

A Jaguar Land Rover apresentou recentemente um para-brisa que exibe informações virtuais de vários tipos ao condutor do veículo.

A vantagem de sistemas assim é que o motorista pode realizar tarefas ou receber informações sem desviar os olhos do trânsito.

A iniciativa não é nova, uma vez que ideias parecidas já foram desenvolvidas e aplicadas por outras montadoras.

Mas, a Jaguar promete ainda mais novidades: a companhia está pensando em substituir os espelhos retrovisores por imagens projetadas no para-brisa.

Além disso, a montadora está trabalhando com sensores para permitir que o condutor dê comandos ao carro por meio de gestos.

O que chama a atenção no Jaguar Virtual Windscreen, codinome do sistema, é propor alguns recursos típicos de jogos de corrida.

O Jaguar Virtual Windscreen pode exibir no para-brisa alertas de frenagem, informações de rotas estabelecidas pelo GPS, dados do painel de instrumentos (velocidade, giro do motor, nível de combustível, etc.), condição de determinados componentes do carro, entre outros.

A Hyundai desenvolveu um aplicativo de realidade aumentada para mostrar informações sobre o automóvel. Basta instalar o aplicativo, batizado de Hyundai Virtual Guide, pegar o dispositivo móvel e apontar para o painel ou para a parte da frente do carro.

O Virtual Guide mostra informações sobre componentes, dispensando a ajuda do famoso e fatídico manual de instruções. O guia possui mais de 80 vídeos tutoriais, 50 guias (que estariam no manual de instruções) e seis demonstrações em 3D que mostram como executar tarefas, como checar a água, trocar óleo e outros.

Além de usar realidade aumentada, o aplicativo também tem uma série de imagens interativas que reúnem informações sobre interior e o exterior do veículo.

A Ferrari também já criou um aplicativo para pintar o veículo virtualmente e exibir alguns componentes. O aplicativo usa a câmera traseira do disposto para interagir com o veículo.

A realidade aumentada nos carros pode ajudar a aumentar a segurança e enviar acidentes no trânsito. A proposta é facilitar a vida do motorista, trazendo informações importantes tanto do percurso, quanto do veículo.

Aplicações de realidade aumentada podem ser bastantes abrangentes; quando falamos de carros, a realidade aumentada pode ser uma verdadeira “mão na roda”.

Tópicos: Realidade Aumentada


Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more