Como se destacar com realidade aumentada em embalagens?

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Postado por Marcelo Rodino - 18 Maio, 2018

A utilização da realidade aumentada é cada vez mais comum em ativações de marketing. No entanto, muitas empresas que investem alto nessa alternativa não conseguem obter o retorno esperado. Sendo que isso acontece, na maioria dos casos, por conta de ações equivocadas. Um exemplo disso é usar a realidade aumentada para simplesmente apontar para uma embalagem e focar exclusivamente nos benefícios do produto.

O papel do marketing de ativação é apresentar uma marca ou um produto ao mercado. Logo, é essencial que, antes de enfatizar benefícios, seja gerado algum valor para o público. Mas, afinal, como é possível fazer isso?

É exatamente para responder a essa pergunta que o nosso artigo de hoje mostrará como a sua empresa pode se destacar utilizando a realidade aumentada para embalagens de produtos. Confira atentamente e fique totalmente por dentro dessa questão!

Por que muitas empresas não obtêm bons resultados com a ativação de marketing utilizando a realidade aumentada?

Mesmo fazendo grandes investimentos, muitas empresas não conseguem o retorno desejado com a ativação de marketing utilizando a realidade aumentada. Sendo que, na realidade, existe uma explicação lógica para isso.

A verdade é que usar a realidade aumentada para destacar unicamente os benefícios de um produto é uma escolha inadequada. Por isso, como muitas empresas insistem em fazer isso, fica difícil obter um retorno efetivo.

Utilizando como exemplo o desenvolvimento de aplicativos para serem disponibilizados nas lojas digitais, especialmente a Apple Store, é difícil conseguir a aprovação de um App que tenha como intuito exclusivamente promover uma marca. As lojas têm certa resistência a aplicativos com essa característica simplista.

E, de um modo geral, o público também não demonstra muito interesse por aplicativos e quaisquer outras ações de marketing de ativação que foquem na apresentação dos benefícios do produto. Até porque, é elevada a quantidade de telas e anúncios tentando chamar a atenção das pessoas atualmente. Dessa forma, ações focadas apenas em features de produto tendem a ser relativamente ignoradas pelo público.

Como obter um bom retorno e se destacar utilizando a realidade aumentada na ativação de marketing?

Diante do que foi destacado no tópico anterior, fica a dúvida sobre quais devem ser as características das ações de ativação de marketing que utilizam a realidade aumentada. Pois bem, no tocante a essa questão, é necessário que sejam desenvolvidas ações que não visem unicamente promover o produto. O ideal é que elas também levem até o público algum conteúdo relevante, que gere valor para as pessoas.

Para exemplificar isso, vamos considerar a criação de um aplicativo para uma empresa de alimentos. Escolhemos esse exemplo porque, recentemente, a Flex Interativa recebeu uma solicitação de um cliente, no caso uma marca de bolos, para que fosse desenvolvido um aplicativo mostrando os benefícios de usar um determinado produto da marca.

Assim, levando em conta a necessidade de entregar também algum conteúdo relevante, nesse caso específico, fizemos duas recomendações ao cliente. Foram elas:

  • Colocar no aplicativo algumas receitas exclusivas;
  • Trabalhar com um chef renomado para dar credibilidade ao conteúdo de receitas, por exemplo.

Ao fazer isso, embora tivesse como intuito principal apresentar os benefícios do produto, o aplicativo também levaria valor às pessoas. Com isso, aumentariam consideravelmente as chances de ele despertar o interesse dos usuários.

Conclusão

Diante do que foi exposto acima, pode-se concluir que, para se destacar utilizando a realidade aumentada para embalagens, simplesmente apresentar os benefícios do produto não é o bastante. É necessário buscar maneiras de associar algum valor (conteúdo relevante) a esses benefícios. Sem fazer isso, torna-se complicado realizar uma ativação de marketing eficiente utilizando a realidade aumentada.

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