Por que usar realidade virtual na arquitetura?

avatar

Postado por Bruna Santos - 28 Setembro, 2017

header-picture

A realidade virtual vem impactando diversos segmentos do mercado e com a Arquitetura não é diferente. Empresas e escritórios devem estar preparados para as mudanças que essa tecnologia promove na área.

A realidade virtual possibilita uma maneira totalmente nova de visualização de projetos. Baseada no software de desenho existente, ela permite a utilização de modelos 3D que proporcionam experiências imersivas surpreendentes.

Se você pretende transformar sua maneira de atuar no mercado, você deve considerar o investimento nessa aplicação. Destacamos quatro bons motivos para a utilização de realidade virtual na arquitetura.

1- Vantagem competitiva

Esse é um grande diferencial para que arquitetos usem a realidade virtual em seus projetos. Quando um cliente vive experiências imersivas, que possibilitam interagir em cenários criados virtualmente, torna-se muito mais propenso a investir no negócio. A experiência em RV promove encantamento e fascinação nas pessoas, além disso, projetos em realidade virtual surpreendem em semelhança e fidelidade em relação ao projeto acabado.

2- Estar antenado às tendências do mercado

Para estar sempre à frente da concorrência é fundamental ficar atento e aderir algumas tendências do mercado. Projetos arquitetônicos em realidade virtual são arrojados, inovadores e impactantes, agregando a sua marca todos esses valores.

3- Os custos são baixos

O custo da adoção da tecnologia de realidade virtual é relativamente baixo. Um Oculus Rift custa 600 dólares, enquanto o HTC Vive custa 800 dólares cada um. Cada conjunto de RV que conquista um cliente, já paga o investimento na aplicação dessa tecnologia.

4- Simular cenários reais

As simulações podem incluir coisas simples e grandes estruturas, como edifícios residenciais e aeroportos, por exemplo. É possível que arquitetos vejam em ambiente simulado como o projeto irá interagir em ambiente real, garantindo que a edificação seja mais funcional e segura. O uso da aplicação também faz com que a empresa não gaste tempo refazendo projetos e esperando feedbacks.

A interatividade que a realidade virtual permite também agrada ao cliente e permite que ele veja todos os aspectos do projeto rapidamente. Quando clientes experimentam um projeto com riqueza de detalhes, eles se sentem mais seguros e decididos sobre o que querem.

E você, já pensou em utilizar a tecnologia na sua rotina de trabalho? A realidade virtual tem capacidade para revolucionar a Arquitetura. Não fique fora dessa e descubra as melhores aplicações para os seus projetos e negócios.

Tópicos: Realidade Virtual, realidade virtual na arquitetura

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more