Por que a realidade virtual é importante?

avatar

Postado por Marcelo Rodino - 24 Agosto, 2017

header-picture

Realidade virtual é a criação de um ambiente digital, tridimensional, apresentado aos nossos sentidos de maneira que a percebemos como real. 

Ela utiliza uma série de tecnologias para atingir o objetivo de alterar a nossa percepção e cognição.

A realidade virtual é um tipo de realidade digital; uma forma de utilizar a tecnologia para criar ambientes concebidos para interação humana. A realidade virtual pode ser, portanto, projetada precisamente para a interação humana, criando experiências que não são possíveis no mundo concreto.

A realidade virtual permite a aprendizagem experiencial, aprendizagem baseada em cenários, aprendizagem social, treinamento no local do trabalho e, muito mais.

A realidade virtual apresenta uma grande vantagem: é capaz de criar experiências imersivas únicas e relevantes às pessoas. Muitas empresas já adotaram essa tecnologia e novas experiências são criadas constantemente.

Existem diversas maneiras inovadoras para que empresas apliquem a realidade virtual nos negócios, sobretudo quando o foco é beneficiar o consumidor e  melhorar as experiências vivenciadas por ele.

O uso de realidade virtual em sala de aula, por exemplo, poderá revolucionar a educação. A tecnologia nos permitirá criar qualquer ambiente para interações simuladas. Qualquer sala de aula, para qualquer atividade, para qualquer propósito será possível criar através da realidade virtual.

A implementação desta tecnologia proporciona imersão, interação e envolvimento do usuário. É, portanto, fundamental que a aplicação convença o usuário de que o que ele está vendo é mesmo real. Os exemplos mais comuns das aplicações desta tecnologia são nos jogos digitais.

Na medicina a aplicação de realidade virtual é impactante, permitindo simulações e projeções de procedimentos médicos.

A realidade virtual deixou de ser uma inovação para se tornar uma tendência. A aplicação desta tecnologia traz impactos positivos nas áreas da educação, entretenimento, saúde, segurança, indústria automotiva e outras.

Para experimentar uma experiência premium em realidade virtual é necessário um PC ou Notebook  potente, óculos especiais como HTC VIVE, headsets, controles e sensores de movimentos . Além disso, criar um ambiente próprio para montar tudo e realizar as experiências virtuais é imprescindível, o espaço mínimo para a experiência é de 1.5x2.00 . Isto permitirá que a experiência atinja outro nível, proporcionando interação de ambiente, profundidade e movimento em espaço tridimensional.

A realidade virtual permitirá grandes invenções que gerarão resultados impressionantes para o nosso dia-a-dia.

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Tópicos: Realidade Virtual


Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more