O que esperar do mobile para 2018

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Postado por Marcelo Rodino - 31 Janeiro, 2018

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A popularização de aparelhos e aplicativos móveis transformaram a forma como nos comunicamos.

A previsão para expansão mobile é fantástica, já que os usuários móveis são quatro vezes mais envolvidos do que os usuários de web tradicional.

Os aplicativos móveis estão entre a tecnologias que mais crescem e o Brasil é o país com o maior mercado mobile da América Latina.

O mobile commerce teve uma expansão significativa no mundo. Em 2017, o mercado global movimentou 1,16 trilhões de dólares e estima-se que em 2020, as vendas globais cheguem à casa dos 27 trilhões de dólares.

No entanto, os usuários buscam muito além de lojas e sites bem projetados. O usuários de tecnologia móvel buscam por soluções que caibam em telas de diferentes tamanhos e sistemas operacionais, assim,tornou-se fundamental a elaboração de estratégias que garantam a melhor experiência possível aos usuários.

Os aplicativos móveis surgem como a base dos negócios digitais. Neste artigo, selecionamos algumas tendências mobile para 2018. Confira:

Tendências mobile para 2018

  • Internet das coisas

A Internet da coisas está ligada de forma intrínseca à tecnologia mobile. Hoje já podemos controlar diversos aparelhos por meio de smartphones e tablets, um exemplo é a possibilidade de acender e apagar as luzes de um ambiente através de um toque no celular.

A tendência é que cada vez mais produtos estejam conectados à internet. Segundo a Gartner, até 2020 cerca de 26 bilhões de dispositivos estejam conectados à internet.

Essa expansão já vem transformando a forma como lidamos com o mundo ao nosso redor, melhorando as experiências dos usuários e a forma como nós entendemos e interagimos com a tecnologia disponível.

  • Marketing digital e os chatbots

Os chatbots são a grande tendência do marketing digital de 2018. Aliado à inteligência artificial, os chatbots poderão lidar com demandas mais complexas.

O chatbot é uma ferramenta que possibilita entregar informações que os consumidores procuram no momento em que são solicitadas. Ou seja, esse é um meio de criar um relacionamento mais harmonioso com o cliente e buscar soluções mais ágeis e eficientes para os negócios.

É crucial ter em mente que, para que as ações de marketing digital sejam assertivas e eficazes é preciso mais do que acompanhar tendências. É necessário, antes de tudo, um bom planejamento.

  • Mudança no comportamento do consumidor

A tendência de crescimento do mercado mobile fez com que as empresas investissem em sites e layouts mais responsivos.

Atualmente, 19% das compras realizadas pela internet são efetuadas através de telefones celulares. Os consumidores estão cada vez mais seguros em realizar seus negócios com ajuda de aplicativos móveis.

Na Black Friday, por exemplo, aproximadamente 35% das vendas foram efetuadas dentro de aplicativos. Graças à usabilidade e responsividade de sites prontos para receber os consumidores, a mudança de comportamento já pode ser bem observada.

Outra tendência bastante forte para 2018 é possibilidade de pequenos negócios criarem aplicativos próprios para seus clientes. A expectativa é que possam criar experiências de consumo enriquecedoras, obter vendas maiores e entrar em novos mercados.

Tópicos: Mobile

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