Realidade virtual: o que é?

avatar

Postado por Marcelo Rodino - 13 Junho, 2017

header-picture

Realidade virtual trata-se de um ambiente criado em três dimensões por computadores, em que uma pessoa pode interagir neste ambiente de forma imersiva.

A realidade virtual induz efeitos visuais, sonoros e até táteis, por meio do ambiente virtual, iludindo os sentidos do usuário desta tecnologia e criando um ambiente simulado, interativo ou não.

Esta tecnologia vem sendo aprimorada há tempos, funcionando a partir de estímulos visuais e auditivos com uso de headsets e/ou óculos estereoscópicos. Estes, normalmente, cobrem as orelhas e os olhos do usuário, privando-o de ouvir e ver estímulos externos.

Óculos de Realidade Virtual

Os óculos com uso de estereoscopia criam a ilusão de profundidade, proporcionando mais elementos para a imersão da realidade virtual. Duas imagens diferentes são geradas em cada olho e o efeito se dá através da interpretação cerebral de que as duas imagens são uma só.

As tecnologias atuais permitem interpolações (inserções e/ou complementações intercaladas) de imagens tão velozes que os efeitos tridimensionais são impressionantes.

Os óculos modernos são capazes de interagir com sincronicidade com os movimentos da cabeça do usuário. A imagem gerada não permanece estática, ou seja, acompanha a movimentação do seu usuário.

A grande inovação dos dispositivos de realidade virtual está na velocidade de processamento de imagens e correção de distorção de lentes através da execução, em tempo real, de drivers e softwares.

Onde ela pode ser aplicada?

A realidade virtual pode ser aplicada em diversas áreas, criando ambientes de simulação completamente inseridos na realidade virtual. A realidade virtual usada por varejistas de móveis e eletrodomésticos já tem bastante adesão, por exemplo.

Usando a tecnologia da realidade virtual o consumidor pode ver como certos produtos ficariam na sua casa, podendo trocar modelos e cores dos produtos para ver qual combina mais, ou qual é mais funcional antes de efetuar a compra. A simulação e a venda acontecem na mesma plataforma e é evidente e crescente no mercado de varejo.

Benefícios em utilizar a realidade virtual em campanhas de marketing

  • Utilizar a realidade virtual pode ser considerada um diferencial nos negócios.
  • Traz às campanhas assertividade, inteligência e inovação.
  • Proporciona uma experiência totalmente imersiva ao consumidor.

 

Alguns setores em que a Realidade Virtual vem sendo utilizada:

  • Ramo imobiliário: o uso de óculos de realidade virtual deixa para trás stands de vendas e apartamentos decorados, podendo, além de economizar espaço, trazer interatividade à vivência, tornando uma experiência agradável e surpreendente para o consumidor.
  • Indústria automobilística: pode ser oferecido aos clientes um test-drive virtual, por exemplo. Além de ser uma experiência divertida, há mais proteção e segurança tanto para o produto, quanto para o consumidor, diminuindo riscos e custos.
  • Turismo: no setor de turismo o uso da realidade virtual dá ao cliente a possibilidade de vivenciar previamente os roteiros de viagem. Isso tornará a venda mais encantadora e atraente e, certamente, será um motivo a mais para convencê-lo a fechar pacotes de viagens.

 

A realidade virtual está em pleno desenvolvimento e evolução, apresentando conteúdos de altíssima qualidade. O mercado vem acompanhando as novas tendências e tecnologias, fazendo com que tornem-se mais acessíveis aos consumidores e/ou usuários.

Tópicos: Inovação, Interatividade, Realidade Virtual

Vamos conversar

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more