Realidade mista: o que é?

avatar

Postado por Marcelo Rodino - 15 Junho, 2017

header-picture

Realidade Mista pode ser entendida como a união entre as realidades concreta e virtual. Usa-se esta tecnologia para ampliar o mundo real (concreto) e transformar nossas experiências no mundo em algo indissociável do mundo virtual.

Como a realidade mista funciona

Ela acontece através de recursos, informações, visualizações e interações digitais, que permitem ao usuário ver o mundo real ao mesmo tempo em que pode ver também elementos virtuais.

A realidade mista ancora objetos virtuais para um ponto no espaço real com o intuito de que o usuário possa manipular estes objetos virtuais.

 

Acessórios para realidade mista

A ideia básica da realidade mista é usar acessórios (óculos, capacetes, até lentes) que permitem alternar simultaneamente, através do seu visor, o uso de realidade virtual e de realidade aumentada, complementando e melhorando a realidade concreta.

A fuga da realidade concreta através da realidade virtual e os extremos da realidade aumentada pela tecnologia ganham, portanto, a possibilidade de uma terceira opção, mista, que gera a imersão virtual ampliada para a realidade concreta. Assim, juntando os dois mundos, temos uma “virtualidade real”.

Evolução da realidade virtual

A realidade mista pode ser a evolução da realidade virtual, já que na realidade virtual o uso de equipamentos com muitos cabos e a necessidade de ambiente próprio limitam o uso e os movimentos dos usuários, o que pode gerar incômodos.

A realidade mista acaba se parecendo mais com a realidade aumentada, pois também usa sensores em aparelhos móveis, inserindo dados virtuais complementares ao que a câmera está captando. E vai ainda além, identificando objetos para que o usuário desta tecnologia possa controlar e manipular o mundo virtual.

As experiências de interação em - e com - plataformas digitais podem nos dar um panorama do futuro, em que o uso de tecnologias, como as realidades virtual, aumentada e mista, tornará o mundo concreto e real mais lúdico e encantador.

 

O futuro e as realidades

Com o desenvolvimento e a evolução destas tecnologias já podemos imaginar, num futuro próximo, dirigir um automóvel e ter imagens e informações de trânsito aparecendo na frente do motorista, no para-brisa por exemplo, sem impedir a visão real e sem fazer com que o mesmo precise desviar o olhar do seu caminho, pelo contrário, ampliando a visão geral do motorista, que poderá conduzir com mais segurança e conforto.

Tópicos: Inovação, Interatividade, realidade mista

Vamos conversar

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more