Microsoft e a Realidade Virtual

avatar

Postado por Marcelo Rodino - 17 Abril, 2018

header-picture

Quem já viveu uma experiência de realidade virtual sabe que quando é preciso tocar alguma coisa, imediatamente a imersão é quebrada. As imagens dizem ao seu cérebro que você está segurando algo, mas você não tem a sensação tátil, o que faz a magia perder um pouco a graça.

A Microsoft está tentando resolver este problema. Um grupo de pesquisadores da Microsoft Research está trabalhando em uma potencial solução para isso com um dispositivo curioso.

O acessório tem o formato parecido com os controles de realidade virtual atuais e apresenta um gatilho com encaixe para o dedo. O gatilho é o grande destaque do dispositivo. A peça é um pequeno braço mecânico que reage ao “toque” de objetos virtuais.

Trata-se de uma plataforma que se movimenta de acordo com a superfície do objeto tocado. Se você passar o dedo virtual sobre uma bolinha, a plataforma vai se mexer para tentar replicar o toque nesta esfera. São utilizadas tecnologias distintas que funcionam em conjunto e harmonia para tornar os objetos virtuais palpáveis.

Na teoria soa estranho, mas na prática se mostra eficiente e divertido. O braço mecânico aproxima, afasta ou impede o movimento de seu indicador automaticamente, criando a impressão de um objeto sendo tocado.

O dispositivo, chamado Claw, possui uma combinação de servo-motores, sensores de força e atuadores de bobina de voz que simulam vários outros efeitos, como o coice de uma arma ao ser disparada e a textura de um objeto tocado.

A Microsoft Research apresentou várias outras ideias para melhorar nossas experiências e jogos em  realidade virtual. Uma das mais interessantes foi o conjunto de sensores hápticos que controlam o posicionamento de seus controles, permitindo que os usuários os trate como itens separados ou como parte de um dispositivo maior.

A Microsoft tem investido em processos de controle por movimentos de mão já há algum tempo. Em 2013, a empresa demonstrou uma navegação pelo Windows usando gestos que eram reconhecidos pela câmera do Kinect, um acessório lançado junto com o console de vídeo game Xbox 360.

Em 2012, a Microsoft anunciou que estava trabalhando com tecnologia de realidade aumentada. Mais tarde, a empresa lançou o HoloLens, óculos de realidade virtual oficial da marca.

A tecnologia de realidade virtual vai estar presente praticamente de forma unânime no futuro, e as gigantes de tecnologia estão trabalhando arduamente em suas respectivas plataformas para oferecer a melhor opção para o usuário final.

Tópicos: Realidade Virtual

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more