Impactos da realidade aumentada e virtual na educação

avatar

Postado por Fernando Godoy - 19 Junho, 2017

header-picture

Com uma projeção que deve movimentar cerca de U$ 120 bilhões até 2020, as tecnologias de realidades virtual, aumentada e mista começam a se expandir cada vez mais dentro da nossa sociedade.

Depois de Facebook e Snapchat adicionarem funcionalidades AR em suas plataformas, a bola da vez agora é aguardar o lançamento do novo IOS da Apple. Até os mais céticos começam a dar mais valor a estas tecnologias e começam a entender os impactos que ela irá causar em nossas vidas, principalmente no setor da educação.

A realidade aumentada tem a habilidade única de unir o mundo físico e virtual trazendo uma nova dimensão para professores e alunos criarem novos ambientes de aprendizado. Isto pode ser aplicado na sala de aula, nas empresas, dentro de casa e em nosso cotidiano.

O foco é projetar dados e informações diante dos nossos olhos possibilitando, por exemplo, que um médico durante uma cirurgia não tenha que ficar lendo sensores ao seu redor ou ainda, permitindo que um motorista não tenha que desviar a sua atenção da direção para verificar informações no seu smartphone.

Já em sala de aula, professores e alunos poderão interagir com o corpo humano projetado em 3D, experiência somente disponível para alunos de medicina atualmente.

Os benefícios da utilização da realidade aumentada podem ir além.

Rótulos e embalagens poderão trazer informações complementares e de grande relevância, transmitindo, por exemplo, dados sobre a procedência da matéria-prima de determinado produto ou ainda, trazendo orientações sobre como reciclar ou descartar embalagens.

Livros vêm sendo acompanhados de aplicativos que reforçam através de animações, demonstrações, vídeos, exercícios e novas funcionalidades o impacto que estas tecnologias vêm causando e estimulando cada vez mais a nossa capacidade de aprender.

Esta experiência única que une algo lúdico com tecnologia de ponta nos faz pensar como nós e nossos filhos iremos aprender de hoje em diante. Mesmo com um custo proibitivo em certos equipamentos de realidade virtual, as empresas têm se empenhado em baratear os seus produtos a fim de tornar essas tecnologias acessíveis ao maior número de pessoas o mais breve possível, possibilitando a todos esta experiência imersiva.

Um grande desafio pela frente

Enquanto os gigantes do mercado correm para promover seus produtos e plataformas utilizando estas ferramentas como tentativa de estar à frente do mercado, como podemos buscar formas de implementar essas tecnologias em nosso dia-a-dia? Este é o grande desafio. Como nos beneficiarmos das realidades aumentada, mista e virtual para acelerar o processo de aprendizado e principalmente elevar a sua qualidade?

Cabe a nós, irmos em busca de informações a fim de entender melhor este novo ambiente tecnológico, nos capacitarmos e iniciarmos a implantação destes projetos em nossas empresas e escolas.

Esta é uma excelente oportunidade para que projetos de programas de incentivo sejam criados e apresentados para um maior alcance das realidades nas escolas públicas e privadas. Quem sabe estamos no início de uma verdadeira revolução educacional em nosso país?

Tópicos: Realidade Aumentada, Inovação, Interatividade, Realidade Virtual

Vamos conversar

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more