Como utilizar os vídeos 360º

avatar

Postado por Marcelo Rodino - 03 Abril, 2018

header-picture

Os vídeos 360 viraram febre e fazem tremendo sucesso nas redes sociais. Esse formato vem recebendo investimentos cada vez maiores com o intuito de oferecer experiências imersivas e memoráveis para os usuários do mundo todo.

Vídeos vinculados à internet podem engajar o público e ajudam a transmitir o propósito das marcas. No festival SXSW dos últimos dois anos, foi possível notar o interesse e investimentos em produções de vídeos 360. 

A tecnologia tem sido a grande responsável pelas mudanças de consumo e comportamento das pessoas. A presença desses vídeos nos dispositivos móveis passou a ter grande relevância para as marcas. 

No entanto, a criação de vídeos 360 não será impactante se não houver histórias interessantes a serem contadas. Ou seja, é fundamental criar um conteúdo relevante para que o recurso proporcione uma experiência diferenciada, interessante e memorável para os usuários. 

No vídeo 360° é possível mostrar todos os pontos de vista de uma cena. Nesse caso, não existe mais o “atrás da câmera” e o espectador tem total liberdade para olhar qualquer ângulo do espaço filmado. Isso graças a uma câmera especial, ou um conjunto delas, capaz de filmar a cena em todos os seus ângulos. 

O Facebook, maior rede social do mundo, aposta no formato. O CEO da empresa, Mark Zuckerberg, postou um vídeo na sua rede social, explicando como funciona a tecnologia que a empresa utiliza para criar vídeos em 360 graus. 

David Pio, engenheiro de software da rede social, explica que a imagem capturada em 360 graus é dividida em seis regiões diferentes, como seis faces de um cubo em volta do espectador: em cima, abaixo, à esquerda, à direita, à frente e atrás. Conforme o espectador observa partes diferentes do vídeo, as "faces do cubo" carregadas pela plataforma se alteram de forma dinâmica. 

De acordo com Zuckerberg, os vídeos no Facebook saltaram de 1 bilhão de visualizações por dia para mais de 8 bilhões no decorrer de um ano. Mark considera os vídeos 360 um diferencial do Facebook quando o assunto é vídeos. 

Para a Google Academy, “os vídeos em 360 foram criados para que o público vivencie e interaja com o conteúdo. Os espectadores desfrutam de uma visualização imersiva e cada pessoa pode escolher para onde quer olhar.” 

Os conteúdos 360° podem ser captados em locais abertos, ambientes fechados, em alto mar, mergulhando em rios, captados com drones e de muitas outras maneiras. Também é possível criar esses conteúdos por meio de softwares de modelagem 3D. 

O conteúdo 360° possui um grande potencial comercial e de marketing. Você já cogitou experimentar uma câmera, um acessório ou um app para fazer filmagens em 3D e promover produtos e sua marca?

 

Tópicos: vídeos 360º

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more