Benefícios do uso da Realidade Virtual na educação à distância

avatar

Postado por Bruna Santos - 26 Setembro, 2017

header-picture

A educação é um dos principais instrumentos para o desenvolvimento humano, porém é fundamental observar a qualidade desta educação, pois um sistema alienante gerará uma educação também alienante.

 O educador Paulo Freire disse: “ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a produção ou construção deste conhecimento”.

A principal vantagem de usar realidade virtual é que as informações apresentadas em 3D têm mais probabilidade de serem absorvidas e compreendidas pelos usuários, tornando o ensino mais interessante e excitante. Além disso, quando se faz algo com prazer, os resultados obtidos são permanentes e mais eficazes.

A realidade virtual promove melhorias na qualidade da educação e do treinamento, criando experiências de aprendizagem fascinantes. No entanto, ao fazer uso da tecnologia em aprendizagem e desenvolvimento, as organizações devem investir na compra de equipamentos como ,smartphones, fones de ouvido, óculos de realidade virtual, ultrabooks entre outros.

Com o auxílio de dispositivos, uma cena artificial pode ser gerada de tal forma que pareça real, criando uma experiência tridimensional que permite que o aluno tenha mais envolvimento com sua aprendizagem.

Conheça alguns benefícios da realidade virtual na educação à distância:

  • Visualização excepcional

Utilizando dispositivos para realidade virtual tem-se acesso à imagens visuais de alta qualidade, promovendo encantamento e deixando os usuários hipnotizados. Também é possível observar que a realidade virtual tem o poder de enfatizar as coisas através da visualização. A vantagem disso é que permite que alunos compreendam conceitos complexos de maneira mais fácil e rápida através dos dados apresentados visualmente.

  • Aumenta o interesse do aluno

Independente da idade, a preferência em assistir algo ao invés de ler torna-se um diferencial. Na verdade, a tecnologia em RV é bastante interessante e ajuda a criar uma experiência notável, que não seria possível na vida real. O uso da tecnologia aumenta o interesse dos alunos e os motiva a prosseguir o curso.

  • Aumenta o engajamento

A grande dificuldade da educação, sobretudo na era da tecnologia, é criar envolvimento produtivo em sala de aula. Ao optar pela aplicação de realidade virtual é possível criar envolvimento de maneira mais fácil. Além disso, desperta a vontade do próprio aluno em adotar tal treinamento.

  • Permite integração e colaboração

Um dos desafios para a evolução da educação à distância é desenvolver plataformas adequadas à simulação sensorial e imersão espacial, possibilitando uma experimentação colaborativa. A realidade virtual é uma ferramenta que possibilita a integração e colaboração entre alunos e professores independe da distância. Além disso, a realidade virtual agrega qualidade à educação e ao treinamento.

  • Mais qualidade em treinamentos

Na área da medicina, por exemplo, os médicos se beneficiam da tecnologia para explorar novos aspectos dessa ciência, melhorando o aprendizado e permitindo que o ensino se torne menos complicado. Pode-se desenvolver uma cena cirúrgica para treinamento de médicos, auxiliando-os na prática da profissão.

A realidade virtual é uma forte tendência aplicável em diversos campos. Inove em seus projetos de treinamento e adote cenários virtuais na educação à distância, desfrutando dos benefícios dessa tecnologia inovadora que agrega qualidade e encanta seus usuários.

Tópicos: realidade virutal, realidade virtual na educação

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more