Benefícios da realidade virtual na educação

avatar

Postado por Bruna Santos - 12 Setembro, 2017

header-picture

A tecnologia da realidade virtual está cada vez mais acessível. Suas aplicações são inúmeras e não se limitam à produção de entretenimento.

Na área da educação a realidade virtual é sinônimo de modernização e inovação. A tecnologia possibilita experiências realísticas, imersivas e interativas que permitem melhorar a fixação e a compreensão dos alunos em relação ao conteúdo apresentado em sala de aula.

A atual geração de estudantes é grande detentora de informações; conhece e explora a tecnologia e a utiliza constantemente em sua rotina. Faz sentido, portanto, usá-la para melhorar o ensino e o interesse dos alunos.

Alguns grandes benefícios da realidade virtual na educação são:

  • Experiência ativa do usuário;
  • Envolvimento imediato;
  • Melhora a compreensão de assuntos, teorias e conceitos complexos;
  • Experiência imersiva;
  • Reduz a distração do aluno;
  • A exploração da tecnologia e seu uso potencializa a aprendizagem;
  • Aumenta a retenção e melhora a absorção do conteúdo;
  • Melhora a interação entre os estudantes;
  • O uso da tecnologia é adequada a diversos estilos de aprendizagem.

Algumas escolas e universidades de todo o mundo já estão adotando a RV dentro das salas de aula. A expectativa é que a tecnologia esteja presente em todas as áreas da educação, estendendo-se ao maior número de usuários.

O objetivo da realidade virtual é simular uma realidade que não existe de fato. Ela possibilita ao usuário a interação com objetos e cenários tridimensionais. A tecnologia permite, por exemplo, que um professor guie seus alunos para áreas inóspitas do mundo real, como os Pólos, exemplificando o conteúdo apresentado em sala de aula.

Através da RV é possível colocar o aluno no papel principal, potencializando seu aprendizado de maneira intensa e mais próxima da realidade.

O Google utilizou a realidade virtual na educação com o projeto Expeditions. A ferramenta permite que professores e alunos embarquem em jornadas imersivas por mais de 200 destinos. Utilizando um óculos de RV os estudantes transportam-se virtualmente para qualquer lugar do mundo.

A ideia para a área da educação é trazer diversão e aumentar o interesse dos alunos, enriquecendo suas experiências. O uso da realidade virtual promete revolucionar todo o ensino. A tecnologia irá transformar o modo como os alunos se relacionam com o conhecimento e com o mundo em geral.

Tópicos: Realidade Virtual

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more