AR Studio, Ferramenta do Facebook com reconhecimento facial

avatar

Postado por Fernando Godoy - 12 Abril, 2018

header-picture

O Facebook, maior rede social do planeta, disponibilizou ferramentas de reconhecimento facial para ajudar no controle de identidade de seus usuários. A plataforma utiliza de machine learning para identificar os usuários em fotografias mesmo quando não estão marcados nelas.

A ferramenta se baseia na tecnologia que já é usada pelo Facebook na sugestão de perfis de amigos para marcar nas imagens. O reconhecimento facial permitirá que os usuários encontrem fotografias publicadas por terceiros, como páginas de festas e eventos, ou saber se estão utilizando sua foto de perfil de forma indevida.

Reconhecimento facial para pessoas com deficiência visual

Outro benefício incrível da ferramenta é permitir que pessoas com deficiência visual saibam quem está nas fotografias exibidas em seus feeds de notícia.

O Facebook já possui uma ferramenta de texto que descreve as fotos para as pessoas com deficiência visual. O novo recurso de reconhecimento facial permite que usuários da ferramenta de leitura de tela saibam quem aparece em qualquer foto exibida em seu feed de notícias.

Como funciona o reconhecimento facial

A tecnologia analisa os pixels das fotos e gera uma série de números, chamados pela rede de “template”. Ao receber novas fotos e vídeos, o sistema os compara com o template para identificar as pessoas presentes. O reconhecimento facial no Facebook foi disponibilizado no início de 2010.

Caso apareça em alguma foto e esteja entre os amigos de quem a publicou, o usuário é automaticamente identificado pelo sistema do Facebook e recebe uma notificação. No entanto, para que o alerta ocorra é necessário que o usuário atenda dois requisitos.

O primeiro diz respeito à privacidade da publicação. Você só receberá a notificação de que sua imagem está em uma foto se fizer parte da audiência selecionada pela pessoa que publicou a foto. De acordo com o Facebook, quando as pessoas publicam algo, “elas podem selecionar a audiência do post - 'Público', 'Amigos', 'Exceto...', 'Somente eu', 'Amigos específicos'”.

Outro requisito para receber o alerta de reconhecimento facial é ter a função habilitada nas configurações de perfil. Com a mudança, em vez de gerenciar individualmente cada recurso do reconhecimento facial, as pessoas podem utilizar um botão ''ativado/desativado'' nas configurações do app para celular e na versão para computador.

Quer saber como você pode descobrir se uma foto sua foi publicada do Facebook?

1- Acesse Configurações; se a configuração de sugestão de marcação estiver marcada como ''nenhuma'', a nova opção de reconhecimento facial estará desativada. Ela permanecerá assim até que o usuário decida ativá-la.

2- Clique em “Reconhecimento Facial”.

3- Selecione “sim” ou “não” para a opção: “deseja que o Facebook reconheça você em fotos e vídeos?”

E você, o que acha da nova ferramenta de reconhecimento facial do Facebook?

 

Tópicos: reconhecimento facial

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more