A Realidade Aumentada está mudando a nossa comunicação

avatar

Postado por Bruna Santos - 28 Novembro, 2017

header-picture

O crescimento significativo e revolucionário das aplicações de realidade aumentada vem transformando nossa forma de comunicação.

Os filtros do Snapchat e do Instagram fazem com que a realidade aumentada seja consumida em massa. A presença da realidade aumentada na publicidade é cada vez maior. Ações publicitárias com uso da tecnologia conquistam o mercado e os consumidores.

A Apple lançou em junho o ARKit, que permite a interação AR através da capacidade da câmera de telefone para detectar profundidade, luz e movimento em seu ambiente. O iPhone X e a atualização do software iOS 11 incluem aplicativos de realidade aumentada no App Store.

O iPhone X também apresentará detecção de rosto, ou Face ID, que permitirá aos usuários desbloquear o telefone com seu rosto.

O Face ID, juntamente com o ARKit, abriu caminho para outro desenvolvimento da Apple: Animojis, emojis que se movem com o seu rosto.

Os emojis são personalizados e podem transmitir emoções mais especificamente do que um texto escrito ou um emoji estático.

O Snapchat liderou a carga inicial no domínio da realidade aumentada, mas não é a única plataforma de mídia social que utiliza a tecnologia. Instagram e Facebook também lançaram os desenvolvimentos de comunicações AR.

O Instagram adicionou filtros de rosto para competir com o Snapchat e, ambas, vêem claramente o gigante potencial da realidade aumentada em mídias sociais.

Facebook

Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, aposta em um extenso futuro para a realidade aumentada na comunicação e tem grandes planos para novos desenvolvimentos do Facebook, incluindo óculos em AR.

Mark espera dividir as experiências em AR em três tipos: alterar objetos no mundo físico (desenhar ou escrever sobre ele), criar objetos em camadas (projetar vídeos em uma tela em branco) ou aprimorar objetos (filtros de rosto).

O Facebook lançou o Beta AR Studio, que são ferramentas que permitem aos desenvolvedores criar suas próprias animações AR na plataforma.

Snapchat

A Snap Inc. introduziu filtros de rosto como uma maneira divertida de conversar e interagir com os amigos. Os filtros do Snapchat reconhecem a forma do rosto do usuário e seguem seus movimentos.

Mais tarde, o aplicativo apresentou o “World Leins”, que funciona de maneira semelhante aos filtros de rosto, mas em vez de adicionar os objetos aumentados ao seu rosto, adiciona ao ambiente.

Snapchat expandiu suas lentes mundiais para incluir 3D bitmojis, personagens animados projetados para se parecerem com seus respectivos usuários. Os personagens podem dançar, acenar e fazer uma variedade de movimentos.

A realidade aumentada tem a capacidade de ultrapassar barreiras linguísticas e diferentes habilidades, permitindo um modo de conexão totalmente novo.

A tecnologia permite uma comunicação mais rápida e eficiente. A realidade aumentada na comunicação já faz parte de nossas vidas. Quem não se rende aos divertidos filtros do Snapchat? Ou ainda, quem não utiliza a facilidade de um clique para enviar emojis como respostas de mensagens?

Tópicos: Realidade Aumentada

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more