Em quais tecnologias devemos investir em 2018

avatar

Postado por Marcelo Rodino - 25 Janeiro, 2018

header-picture

Para enfrentar os desafios impostos pela crise as empresas têm investido muito em tecnologia. 

As novas tecnologias são ferramentas eficazes para se destacar no mercado, aumentar a competitividade, reduzir os custos, criar e fidelizar clientes.

Estima-se que globalmente os investimentos na área de TI devem crescer mais de 4% em 2018. A maior parte dos investimentos deve ser direcionada à digitalização dos negócios. Para as empresas crescerem e se manterem no mercado, será imprescindível investir em tecnologia. 

Diversas tendências tecnológicas já foram anunciadas. Neste artigo, listamos as sete tendências que mais têm chances de serem seguidas em 2018. 

Sete tendências tecnológicas para 2018 

1- Segurança 

Os departamentos de TI e cibersegurança terão grandes desafios ao enfrentar as ameaças neste ano. Com o desenvolvimento e crescimento da inteligência artificial (AI) e o Machine Learning (aprendizado de máquina) poderemos prever e identificar ataques com mais rapidez e precisão, já que ambos passam a afetar diversas indústrias e a desempenhar um importante papel na segurança cibernética. 

Novas tecnologias de proteção e segurança das redes de TI e TA (tecnologia de automação), autenticação e criptografia de sensores/devices estarão disponíveis, mais acessíveis e validadas. Além disso, a preocupação com a segurança em IoT (internet das coisas) se mantém forte. 

2- Expansão de Machine Learning e Internet das coisas 

As aplicações de inteligência artificial ganharam as manchetes do mundo todo o ano passado. Diversas empresas apostaram em AI como solução para gerenciamento de custos, otimização de processos, gerenciamento de riscos, monitoramento de riscos e desempenho. 

Essas aplicações serão expandidas em 2018 e toda a preparação de dados, seleções e parametrização de algoritmos, integrações e tomadas de decisão serão efetuadas através de aprendizado de máquina (machine learning). 

3- Blockchain 

Blockchain é um banco de dados descentralizado e seguro que registra transações de maneira eficiente, verificável e permanente. O Blockchain é a tecnologia por trás do Bitcoin (moeda digital).

O blockchain é inspirador e está alimentando uma nova geração de serviços digitais. O blockchain é a tecnologia que dá sustentação ao mercado de criptomoedas, que promete ser a revolução corporativa dos próximos anos. 

O fato de não ser controlado por nenhuma autoridade e nem ter intermediários manipulando os dados, torna o blockchain protegido de falhas, o que faz com que essa tecnologia seja mais robusta, incorruptível e transparente. 

A popularidade do blockchain está crescendo e as vantagens que essa tecnologia apresenta faz com que o blockchain apareça como a tendência mais dominante do ano.

4- Olhos em smartphones e computadores 

O crescimento significativo da inteligência artificial (AI), da aprendizagem de máquinas e do uso de câmeras incorporados em diversos dispositivos permitiu a leitura, compreensão e interação de smartphones e computadores por meio de imagens. 

Um exemplo recente é o iPhone X da Apple que tem capacidade para desbloquear o aparelho através de reconhecimento facial. 

5- Estratégias de marketing e os algoritmos 

Com o surgimento de novas interfaces de chatbots, mensagens, voz e outras, os consumidores têm a oportunidade de explorar novas possibilidades. 

O crescimento dos algoritmos por trás dessas interfaces é enorme e os tornam cada vez mais importante e impactante para a área de marketing. Os algoritmos irão desempenhar um papel importante nas relações entre consumidores e marcas. 

6- Progressive Web Apps (PWA) 

O Progressive Web Apps (PWA) é um conjunto de tecnologias, conceitos de design e APIs da web que proporcionam experiência semelhante ao navegador móvel. 

Os aplicativos progressivos são acessíveis nos navegadores, indexáveis nos mecanismos de busca e adaptam-se aos dispositivos. 

7- XaaS 

Criado com a ideia de expressar qualquer “tudo como um serviço” ou “qualquer coisa como um serviço”, XaaS refere-se a um número crescente de serviços que são entregues pela internet, sendo parte da essência da computação em nuvem. 

Uma das ofertas mais interessantes do XaaS é o Monitoramento como Serviço (MaaS), que consiste em você manter sua infraestrutura localizada na nuvem e ter um monitoramento automático para seus sistemas e serviços.

Tópicos: Tecnologia

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more