Realidade aumentada em treinamentos

avatar

Postado por Marcelo Rodino - 30 Novembro, 2017

header-picture

A realidade aumentada, tecnologia que ganhou forças e inúmeros entusiastas com o jogo Pokémon GO, é uma excelente ferramenta para treinamentos e formação profissional.

A realidade aumentada permite ao usuário acessar e interagir com objetos e informações virtuais a partir de dispositivos móveis. Por tratar-se de uma tecnologia interativa e imersiva, a realidade aumentada cria um ambiente propício para desenvolver treinamentos corporativos.

Nesta área, as aplicações de realidade aumentada são utilizadas para sistemas de controle, a partir de painéis, botões e objetos digitais, por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

A realidade aumentada trabalha com marcadores (targets), sendo imagens pré definidas on-line ou off-line e as substitui por modelos gráficos, adicionando informações e dados complementares. A tecnologia pode ser usada ao apontar câmeras de smartphones ou tablets para qualquer imagem ou texto programados para essa aplicação.

As aplicações também são excelentes alternativas para otimizar a formação técnica de diversos profissionais. Por isso, a realidade aumentada na educação tem sido aproveitada de forma positiva.

Escolas de idiomas e faculdades de medicina, por exemplo, fazem uso da realidade aumentada para simular situações, expor novos e diferentes conteúdos, melhorando a compreensão dos estudantes e tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico.

 

Treinamento e entretenimento

Lembre-se, o bem mais valioso de uma empresa é a sua equipe. Portanto, treinamentos, cursos de aprimoramento e especialidades são sempre ações positivas, tanto para os funcionários, quanto para a empresa.

A tecnologia possibilita diversas maneiras de treinamentos em que o treinando vive situações próximas da realidade concreta, preparando-o para situação real futura.

Empresas automobilísticas utilizam a realidade aumentada em diversas áreas, desde a montagem à publicidade. É possível ainda, fazer um treinamento de segurança do trabalho, aplicando normas de saúde e segurança do trabalho. Treinamentos tecnológicos apresentam diversas vantagens. Entre os principais estão: feedback imediato, avaliações e atualizações contínuas.

Outra vantagem da realidade aumentada é que os custos são bem mais baratos do que os presenciais, e podem ser utilizados e modificados de acordo com a necessidade da empresa.A acessibilidade possibilita a implementação da educação em todo o processo de treinamento.

As grandes empresas tecnologias do mundo todo já estão competindo para ver quem será o líder do mercado das realidades digitais. A área tem se tornado ampla e muito competitiva.

Facebook, Google e Microsoft são os principais desenvolvedores de destaque com aplicações de realidade aumentada.

ale lembrar, que ao implementar realidade aumentada em treinamentos é imprescindível trabalhar com consultoria especializada, fazendo com que o treinamento possa se destacar tanto interna, quanto externamente à empresa. Por isso, a comunicação e o marketing são partes integrantes e fundamentais do sucesso treinamento.

 

Tópicos: Realidade Aumentada

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

13º Congresso Empresarial Acipi

read more

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more