Blog da Flex

0
header-picture

 

A realidade virtual e a realidade aumentada são o futuro da computação.

As grandes companhias, como Microsoft, Apple e Google estão investindo cada vez mais em produtos de tecnologia VR e AR.

Gigante das redes sociais, o Facebook tem investido pesado em tecnologia e anunciou o AR Studio para desenvolvedores de realidade aumentada, com ferramentas para facilitar a vida de quem deseja incorporar experiências com tecnologias imersivas no Facebook e Messenger.

O Facebook pretende aumentar ainda mais a disponibilidade de ferramentas de realidade aumentada para que desenvolvedores e entusiastas possam ampliar seu portfólio.

O Facebook já havia apresentado o novo modo de câmera dentro de seu aplicativo móvel que permite o compartilhamento de fotos e vídeos utilizando máscaras, molduras e filtros interativos.

Para a maior rede social do mundo, é preciso ampliar o ecossistema de conteúdos multimídia. Os apps de máscaras e filtros são extremamente populares, no entanto, esses apps têm alto custo de desenvolvimento, exigindo bons softwares e mão de obra qualificada.

O Facebook anunciou o Camara Effects Plataform (Plataforma de Efeitos de Câmera) como um ecossistema que vê na realidade aumentada grande potencial de escala.

O desafio é criar conteúdo, no entanto, para isso é necessário que existam criadores. Pensando nisso, o Facebook trabalha com duas ferramentas gratuitas que permitem que a comunidade crie espectros completos de efeitos de câmera, desde molduras mais simples à experiências completas e interativas de realidade aumentada.

A realidade aumentada tem um grande potencial de aplicação corporativa, por isso, a empresa acredita e aposta mais na realidade aumentada, ainda que continue investindo em realidade virtual.

Novos efeitos já foram disponibilizados como parte do programa AR Studio para quem já utiliza o Facebook Live. Quem se cadastrar e se tornar um desenvolvedor de efeitos pode criar, em tempo real, efeitos para utilizar em transmissões ao vivo, tornando as lives ainda mais envolventes.

As ferramentas do Facebook

  • Frame Studio

É uma ferramenta web que permite a qualquer página ou perfil do Facebook criar molduras para as fotos de perfil ou via nova câmera da rede social. As molduras criadas pelo Frame Studio aparecem na opção câmera de amigos ou fãs das páginas. Os efeitos irão incluir o nome do criador, tanto no post do feed de notícias, quanto no vídeo. O Frame Studio já está disponível para todos.

  • AR Studio

O AR Studio é um software para criação de realidade aumentada que está na versão beta fechada para macOS. Permite que artistas e desenvolvedores possam criar suas próprias experiências AR com molduras animadas, máscaras e efeitos interativos com capacidade para responder a movimentos, ação de espectadores de transmissões (live) e dados de terceiros. Todo o conteúdo produzido a partir do AR Studio está disponível na nova câmera do Facebook.

A plataforma beta tem possui três elementos-chave:

1- Face Tracker: algoritmo operacional que interpreta o que a câmera exibe em tempo real, podendo rastrear o rosto e permitindo que criadores produzam máscaras que se encaixem e respondam aos movimentos faciais sem que haja a necessidade de escrever uma linha de código sequer.

2- Sensor Date: permite aos desenvolvedores criar efeitos no qual as pessoas podem mover o smartphone ao redor do mundo projetado de forma completamente virtual.

3- Sripting APIs: APIs (Interface de Programação de Aplicações) são conjuntos de rotinas e padrões de programação que permite a construção de aplicativos. Permitem acessar e baixar dados das ações dos usuários para modificar os efeitos em tempo real e funcionam através da comunicação entre diversos códigos, definindo comportamentos específicos de determinados objetos em uma interface.

0
header-picture

 

É uma cadeira motorizada que promete proporcionar experiências imersivas em games de realidade virtual.

Desde seu primeiro anúncio oficial de lançamento, a cadeira Roto VR passou por diversas mudanças e agora tem a capacidade de suportar tanto a realidade virtual, quanto a realidade aumentada, além de conteúdos em 360º.

Embora inicialmente tenha sido projetada para games, de acordo com a empresa, a Roto VR não é compatível com o PlayStation VR. A empresa tenta alcançar outros mercados além dos games, como entretenimento, marketing e educação.

Elliot Myers, criador da Roto RV, estima que a cadeira deva ser vendida e mundialmente entregue a partir de fevereiro desse ano.

A Roto VR permite ao jogador sincronizar a cadeira e seus acessórios de jogos e conteúdo em realidade virtual e aumentada, utilizando motores de movimento, com a capacidade de simular o que acontece no ambiente virtual.

A cadeira também é ideal para simular ambientes em 360º como naves e cabines de pilotagem. A Roto VR tem ainda a possibilidade de ser utilizada em outros tipos de games.

A Roto VR agrega mais de 20 tecnologias distintas e é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento de uma equipe especializada e experiente de profissionais de tecnologia e indústria de jogos.

Características da Roto VR

  • Exploração em 360º de realidade virtual sem cabos emaranhados
  • Recursos motorizados que aprimoram e transformam todos os tipos de experiência VR
  • Roto VR permite a exploração de 360º em conforto absoluto
  • Compatibilidade completa de HMD, atualizável com revistas de cabo Roto VR
  • Seu rastreamento interno fornece experiência VR desacoplada

O objetivo com a Roto VR é criar as experiências mais autênticas possíveis. A Roto VR chega para elevar as experiências em realidade virtual ao próximo nível.

Facebook
Facebook
INSTAGRAM
WhatsApp chat