Blog da Flex

Para reter a atenção dos usuários, as organizações precisam inovar. É preciso ser criativo e ofertar interações que emocionam, trazendo inovação nas experiências vividas.

E isso pode – e deve – estar inserido em um contexto que contemple não apenas os clientes externos, mas especialmente os internos, já que eles são os maiores propagadores dos negócios caso estejam satisfeitos com o que realizam.

Assim, empresários e gestores escolares vêm apostando no uso das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada para proporcionar um conteúdo envolvente dentro de um meio de distribuição inovador no treinamento de seus funcionários.

Qual a diferença entre estas duas tecnologias?

A realidade virtual (RV) pode ser definida como um ambiente virtual tridimensional que imita a realidade o mais próximo possível.

Já a realidade aumentada (RA), como o próprio nome diz, aumenta a realidade fornecendo informações digitais sobre o que o usuário está vendo.

Pokémon Go e Snapchat filtros são os dois exemplos mais conhecidos de aplicações de realidade aumentada atualmente.

Enquanto a RV leva você para longe do mundo onde está inserido para transportá-lo para outro lugar, a realidade aumentada aumenta o mundo em que você está, melhorando-o com informações visuais complementares.

Por manter as pessoas no mundo real, os especialistas apostam que a realidade aumentada abrangerá um mercado muito maior que a realidade virtual, já que é possível rodá-la na maioria dos smartphones e tablets, o que não acontece com a realidade virtual, em que os equipamentos são mais específicos e não muito baratos.

Um óculos RA – uma junção do seu smartphone numa espécie de Google Cardboard -permite você ver e interagir em “ambos os mundos”.

Realidade Aumentada para treinamento

Tanto a RV como a RA estão sendo exploradas como novas ferramentas de treinamento, uma vez que ambas já estão estabelecidas na indústria de games e entretenimento. O desafio é transferir conhecimento e fazer com que o mesmo seja retido pelos usuários de uma forma mais eficaz do que os métodos tradicionais.

Ideias de como utilizar as tecnologias

Nas empresas, óculos de realidade aumentada podem ser utilizados, por exemplo, pelos operários. Eles podem assistir a um vídeo específico enquanto consertam um equipamento.

Já nas escolas, alunos podem aprender história interagindo com um livro com conteúdo em realidade aumentada.

Um ambiente RV pode potencializar um treinamento para uma empresa de segurança, auxiliando a resolver um problema dentro de um laboratório, como se portar numa emergência dentro de uma plataforma para exploração de petróleo e até mesmo ter uma experiência única no seu primeiro dia de trabalho na sua nova empresa.

Vantagens na utilização das tecnologias AR e RV

  • Melhora na percepção do colaborador, professor ou estudante ao enxergar engajamento da empresa pela busca de novas formas de capacitação
  • Aumento da motivação
  • Melhoria na produtividade
  • Impacta positivamente os resultados da empresa

Orçamento

É possível começar com soluções mais simples, mas já com conteúdo exclusivo em realidade aumentada, passando a ambientes mais complexos e interativos com a realidade virtual.

Criar valor

Um ponto muito importante é gerar um conteúdo significativo que criará valor real e não simplesmente fazer uso de uma destas tecnologias porque “está na moda”.

Ter um propósito específico que gerará engajamento e aprendizado real é fundamental. Assim, a utilização da tecnologia deve sempre ser feito com bom senso.

Testar este treinamento com um grupo pequeno, fazer os ajustes necessários e avaliar os resultados são passos importantes antes de uma implementação em massa.

Cabe aos profissionais da área encontrar o equilíbrio entre conteúdo criativo, tecnologia e formatos de aplicação para fomentar o crescimento destas ferramentas dentro de escolas e empresas para formar profissionais cada vez mais preparados para enfrentar o seu dia-a-dia.

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O artigo de hoje é bastante especial para nós da FLEX Interativa. É com muito orgulho que trazemos a notícia desse prêmio conquistado por nossa equipe. Em especial, o motivo de tanto orgulho é o fato de que a ideia do projeto nasceu aqui mesmo, dentro de casa, liderado por mim e pelo Fernando Godoy, meu sócio. É sempre muito gratificante quando um conceito se traduz em realidade e, além disso, gera valor para a sociedade como um todo.

Antes de falar do case, vamos contar um pouco sobre o prêmio. Há três anos a HP e a Dscoop entraram em parceria para sediar um concurso especial. O Inspiration Awards é voltado à celebração da excelência em design de impressão usando máquinas e equipamentos HP.

O concurso reúne iniciativas inspiradoras e as expõe para o resto do mundo, mostrando referências e tendências que poderão ser seguidas em diversos segmentos do mercado. Esse fato que torna a honra de recebermos esse reconhecimento ainda maior: são participantes do mundo inteiro!

Neste ano de 2018, a Flex Interativa e a Indemental Gráficos ganharam o prêmio máximo na categoria Bebidas, com o rótulo em realidade aumentada para a Cervejaria Leuven. No rótulo da Leuven IPA Dragon Beer utilizamos um reflexo multicolorido e aplicamos laminação de brilho para criar um impacto imediato. Para destacarmos a marca ainda mais no já competitivo mercado de cervejas artesanais, incorporamos a tecnologia de realidade aumentada.

A Realidade Aumentada faz com que os personagens, que estampam os rótulos das garrafas, ganhem vida quando observados pela câmera de um smartphone ou tablet. Além disso, os rótulos exibem informações complementares sobre os produtos – algo que não pode ser lido na versão impressa das garrafas.

Quando pensamos nesse projeto, nos preocupamos bastante em conceber uma ideia que desse à marca o destaque ela que merecia e que ela precisava ter para se fortalecer no segmento. Foi justamente a visão da equipe de criação da FLEX, que acreditou no projeto desde o piloto, que garantiu o resultado final tão gratificante !

O resultado dessa ação gera para o consumidor uma experiência única no consumo do produto, além de oferecer informações detalhadas de uma forma inovadora. Além de toda a satisfação com o prêmio conquistado, temos muito orgulho dos resultados gerados para a marca. Com a aplicação da Realidade Aumentada no rótulo, foi possível:

  • Crescer em 50% o valor de vendas de produto, por conta de uma abertura comercial conquistada em uma rede de mercados carioca;
  • Impulsionar a captação de recursos para o crowdfunding da marca, pois ela foi imediatamente posicionada no setor de uma forma única e diferenciada;
  • Conquista de um status de destaque com a aplicação da ferramenta visual nos rótulos dos produtos.

Queremos agradecer imensamente à toda nossa equipe e aos parceiros que, certamente, tem grande participação neste prêmio! Estamos muito orgulhosos, muito felizes e animados para os próximos projetos! Para saber mais, confira também o estudo de caso que fizemos sobre o Case de Sucesso Flex Interativa & Cerveja Leuven clicando aqui.

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