De Que Forma a Realidade Aumentada Agrega Valor às Marcas?

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Postado por Marcelo Rodino - 29 Maio, 2018

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A realidade aumentada é uma tecnologia que tem proporcionado resultados cada vez melhores às empresas que a utilizam. Mas, afinal, qual será a explicação para o sucesso dessa “nova” forma de falar com o público? É claro que a resposta para essa pergunta não é objetiva. Na verdade, diversos aspectos estão por trás desses bons resultados. Sendo que um deles é o fato de a realidade aumentada ter um grande potencial de agregar valor às marcas.

Por isso, mostraremos abaixo alguns aspectos relativos à realidade aumentada que fazem com que ela agregue valor às marcas. Veja os detalhes sobre cada um deles e entenda porque esses fatores são tão relevantes!

Interação extremamente realista

O fato de ela fazer com que o público interaja mais com as marcas é umas das principais características da realidade aumentada. Sendo que essa interação é muito realista. As pessoas têm a sensação de que estão tocando aquela marca, interagindo fisicamente com ela.

Na verdade, a realidade aumentada gera uma experiência imersiva, despertando uma série de sentimentos nas pessoas. Consequentemente, as marcas que utilizam essa tecnologia ganham valor na medida em que o público percebe algo de diferente nelas. Gerar novas experiências atrai mais pessoas, aumenta o engajamento e ajuda também na fidelização. Ou seja, há um grande ganho de valor perante a visão do público.

Elevado potencial de reter a atenção

Até como consequência do que foi destacado acima, a realidade aumentada também tem um elevado potencial de reter a atenção do público. Atualmente, em um espaço de poucos minutos, diversos anúncios tentam nos impactar. Ou seja, há uma grande competição entre as marcas na tentativa de atrair a atenção das pessoas.

Diante disso, aquelas que conseguem fazer isso por meio de uma “ferramenta” inovadora tendem a atrair mais pessoas e também reter mais a atenção delas. Aliás, é até interessante ressaltar que muitas marcas (utilizando-se de variadas ferramentas) até conseguem atrair o público. Porém, existe uma grande dificuldade em reter a atenção por um tempo necessário para que seja criado um entendimento da proposta do anúncio.

Desse modo, como a realidade aumentada retém a atenção e faz com que seja criada uma relação mais ampla, um melhor entendimento da mensagem que a marca quer passar ao público, ela gera muito valor. Até porque, essa compreensão a respeito daquilo que está sendo dito por quem vende um produto ou serviço é o primeiro passo para que as pessoas se tornem consumidoras dele.

Redução dos custos e expansão dos limites dos produtos

Há casos em que a realidade aumentada gera a redução dos custos de um produto e expande os seus limites. Isso ocorre principalmente no segmento de jogos. Essa tecnologia permite que um produto seja compactado, ou seja, fisicamente reduzido. Sendo que isso, naturalmente, reduz os seus custos de produção. Essa redução é compensada exatamente pelas alternativas viabilizadas pela realidade aumentada. No caso de um jogo, por exemplo, ela passa a ser usada para complementá-lo.

E o melhor é que isso permite que o produto seja expandido, inclusive possibilitando a realização de atualizações. Tudo isso agrega mais valor ao produto e ainda reduz o seu valor final. Ou seja, passa-se a ter um produto melhor e mais barato. Logo, a consequência natural disso é o aumento das vendas.

Conclusão

Obviamente, os três aspectos mencionados acima são apenas alguns dos que proporcionam à realidade aumentada agregar valor às marcas. Existem vários outros fatores (que certamente serão explorados nos nossos próximos artigos) envolvidos nessa questão.

De qualquer modo, esses três exemplos já nos dão uma noção clara do potencial dessa tecnologia. Até porque, como foi ressaltado no último aspecto, ela pode ter influência direta na redução dos custos de um produto e expandir os limites dele, levando-o a obter melhores resultados em suas vendas. Ou seja, além de diversificada, a forma como a realidade aumentada agrega valor às marcas é bastante efetiva.

Felizmente, por terem uma ideia mais ampla sobre a realidade aumentada, algumas marcas enxergam e valorizam o potencial da realidade aumentada. Isso acontece por conta da compreensão de que o valor gerado pelo uso dessa tecnologia reflete nas vendas. Cada vez mais marcas estão se atentando para isso e implementando a realidade aumentada em suas estratégias de marketing. Isso é muito positivo para elas, para o mercado em geral e, principalmente, para o público!

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Tópicos: realidade aumentada e virutal


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