Quais indústrias podem se beneficiar com a aplicação de realidade virtual?

avatar

Postado por Marcelo Rodino - 07 Setembro, 2017

header-picture

Os benefícios do uso da realidade virtual são inúmeros. Muitos setores já utilizam a tecnologia para melhorar seu desempenho 

e organizações do mundo todo reconhecem as ricas possibilidades de suas aplicações.

A realidade virtual permite obter informações e viver experiências mergulhando no mundo virtual. Pode-se embarcar em simulações do mundo real  e cenários de ramificação que ampliam o conhecimento profissional.

 

Neste artigo apontamos algumas indústrias que podem tirar grande proveito da tecnologia:

 

  • Saúde: os profissionais da área podem explorar e aprender todos os procedimentos sem colocar em risco o bem-estar dos pacientes. Na área da saúde, por vezes, adquirir experiência de trabalho pode ser inviável, já que cada decisão e ação pode significar a diferença entre a vida e a morte do paciente. O treinamento com realidade virtual permite aos profissionais da saúde simular situações e procedimentos que irão melhorar a qualidade de seus atendimentos. O treinamento com realidade virtual na área pode diminuir os gastos com seguro e os casos de negligência.

 

  • Produção: a área da produção exige muita atenção, pois um único movimento errado pode acarretar consequências terríveis. O treinamento com realidade virtual oferece a chance do operário dominar o sistema e criar uma rotina eficiente e segura para manusear o equipamento. Os instrutores podem monitorar seu desempenho e remediar os problemas com mais rapidez e eficácia. A tecnologia ajuda a prevenir mortes no local de trabalho e evitar violações da conformidade.

 

  • Turismo e Hotelaria: a realidade virtual permite que usuários viajem para destinos distantes. Os agentes de viagem podem fazer tours virtuais antes dos clientes fecharem seus pacotes. Na hotelaria, a realidade virtual pode ser usada em treinamento de funcionários, por exemplo, ajudando-os em suas funções e melhorando a interação com os hóspedes.

 

  • Vendas: no setor de vendas há diversas aplicações em realidade virtual. Cenários e simulações baseados em realidade virtual  aperfeiçoam as técnicas de vendas e as habilidades de negociação. Um vendedor pode interagir com um cliente virtual para identificar suas necessidades e apresentar-lhe os produtos mais adequados para ele, por exemplo. Reuniões de equipe podem ser realizadas em ambiente virtual, aproximando e alinhando matriz e filiais.

 

  • Treinamento militar: os militares devem estar preparados para situações extremas e perigosas. Simulações em realidade virtual permitem ganhar experiência em ambiente seguro. A tecnologia também pode ser aplicada para que  os militares experimentem cenários realistas que irão prepará-los para o campo de batalha.

 

  • Imóveis: os agentes imobiliários têm a possibilidade de visitar imóveis em um segundo, sem a necessidade de locomoção, para certificar-se de que são adequados para seus clientes. Os profissionais dessa área podem utilizar a realidade virtual para orientar novas contratações e acordos. Também é possível a visitação em locais que ainda não foram construídos para se ter uma ideia do layout do imóvel.

 

Essas são apenas algumas indústrias que podem se beneficiar com as aplicações de realidade virtual. A tecnologia é bastante abrangente e versátil, podendo ser aplicada em diversos nichos e segmentos de mercado.

 

A realidade virtual ajuda a preencher lacunas de desempenho, desenvolver habilidades e transmitir conhecimentos de forma mais eficaz e atrativa.

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Tópicos: Realidade Virtual


Posts recentes

10 provas que a Realidade Aumentada está no nosso dia a dia

read more

Realidade Virtual muito além de uma revolução educacional

read more

Realidade Aumentada transformando a Publicidade

read more