Quais as melhores aplicações da realidade aumentada?.

Posted by Marcelo Rodino - 17 Maio, 2017

header-picture

Algumas tecnologias são capazes de mudar nossa visão de mundo, adicionando muito mais curiosidade, informação e interatividade para nosso cotidiano.

A proposta da realidade aumentada é prender a atenção dos usuários; através de suas aplicações, é possível ganhar audiência de maneira inovadora e interativa.

Em outras palavras, é uma tecnologia que cria a ilusão de que elementos virtuais fazem parte da realidade normal.

Como ela funciona?

São necessárias duas coisas: uma câmera (como a do smartphone, por exemplo) e um aplicativo específico. Através de uma imagem target, o aplicativo interage com a câmera projetando imagens e/ou informações virtuais no mundo real.

Aplicações

As aplicações de realidade aumentada podem ser comparadas aos grandes mares, com imensas possibilidades de exploração e navegação, caminhando sempre nas mais diversas direções. Apresentamos algumas delas:

- Medicina 

A realidade aumentada tem sido essencial para muitos avanços na medicina. Através dela, é possível projetar modelos do corpo humano, bem como seus órgãos e sistemas para estudos mais precisos. Pode ser utilizada, ainda, durante os procedimentos cirúrgicos, auxiliando a equipe médica a proceder com mais segurança e êxito, diminuindo, portanto, riscos de complicações.

- Marketing

Muito usada por anunciantes para criar imagens mais realísticas em 3D, a utilização da realidade aumentada no marketing pode trazer maior fidedignidade ao produto. A apresentação através de tamanho, formas, materiais e utilizações possibilitará ao consumidor uma visão aproximada do produto real, aumentando seu interesse em adquiri-lo. Ela está presente em muitos anúncios da indústria automotiva, por exemplo.

- Protótipos e Simuladores

Esta tecnologia está muito presente em programas que criam protótipos e simuladores de todos os tipos (CAD - computer-aided design ou desenho assistido por computador). Tal ferramenta pode ser utilizada desde uma projeção de planta de layout na Arquitetura e/ou Design, como também de forma mais complexa, como a apresentada pela Força Aérea Norte-americana. Além de simuladores de voos, também utiliza-se a realidade aumentada para tornar os caças americanos mais eficazes em rastreamento de outros caças e de mísseis, sobretudo, dos inimigos. A força aérea norte-americana aplicou a realidade aumentada no caça F-22 para criar segurança e maior visibilidade aos pilotos: todos os sistemas do caça conversam entre si projetando ao piloto o panorama preciso do que está acontecendo no campo de batalha.

- Educação

Na área educacional a realidade aumentada é aplicada para estimular e motivar estudantes, permitindo visualizações de objetos que estão distantes. Permite refazer experimentos de maneira atemporal e além da sala de aula convencional. A interação proporcionada através da realidade aumentada dá oportunidade para que estudantes de diferentes culturas e línguas troquem informações e conteúdos, ampliando seus aprendizados. A realidade aumentada na educação pode ser aplicada de maneira criativa, estimulando inclusive a criatividade, sendo muito assertiva para o desenvolvimento de alunos e professores.

- Games

Nesta área, a realidade aumentada vem sendo muito explorada. Jogos virtuais que mesclam a realidade virtual com a realidade normal são comuns no mercado, viralizando por diversas partes do mundo. Um bom exemplo de realidade aumentada em jogos é o Pokémon GO, causando uma febre entre crianças e jovens que no mundo real saíram caçando seus bichinhos virtuais através de seus smartphones.

- Cultura

A realidade aumentada aqui tem como objetivo aumentar a ligação entre o usuário e a cultura, quando podemos acessar informações sobre obras e seus autores, além da possibilidade de inserção nos contextos históricos, enriquecendo muito a experiência. Um bom exemplo desta interatividade possível é vista na Alemanha. O país desenvolveu e disponibilizou um aplicativo que permite viajar no tempo e rever cenas históricas por meio de aplicação de realidade aumentada. O Centro de Documentação do Muro de Berlim ocupa duzentos metros do muro, onde um sistema de geolocalização se une a um mapa que traça onze pontos, permitindo aos visitantes a utilização desta tecnologia para obter uma interação mais completa e significativa, agregando conteúdos reais e históricos a partir do aplicativo.

A realidade aumentada já faz parte da realidade normal e podemos utilizá-la para enriquecermos produtos, serviços, pesquisas e empresas.

Esta realidade deve estar presente em nossas vidas para que possamos com ela expandir e ampliar nossos conhecimentos. Através da interação com pessoas, conteúdos e objetos, possibilitando que nossas pequenas telas nos proporcionem vastos saberes.

Topics: Realidade Aumentada, Inovação, Interatividade

Vamos conversar

Recent Posts

Realidade Aumentada x Mista x Virtual: conheça as diferenças

read more

Como funciona a realidade virtual?

read more

Quais as melhores aplicações da realidade aumentada?

read more