Hoje tudo é possível, inclusive ser criativo

avatar

Postado por Fernando Godoy - 26 Julho, 2017

header-picture

Vivemos num momento muito oportuno para usar a criatividade e buscar novas maneiras de melhorar a nossa qualidade de vida, conhecimento e aprimoramento profissional. Com tanta informação e tecnologia disponível muitos acabam tento dificuldade até por escolher por onde começar.

O importante neste momento é querer e principalmente iniciar um novo hábito. Baseado na frase “Quando foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez” começamos a nossa jornada em busca de algo desconhecido ou talvez alguma coisa que até hoje nos intimidou. Cozinhar, tocar um instrumento, falar em público, aprender um novo idioma, praticar um novo esporte, aprender a desenhar, enfim, tenho certeza que você poderia rapidamente listar uma dezena de coisas que você até pensou em um dia fazer mas parece algo distante, às vezes por medo, preguiça ou falta de informação.

Acredito que um fato que ajudaria muito a impulsionar um novo hábito seria o desenvolvimento da sua criatividade. Mas como me tornar criativo? Uma vez definida a sua nova empreitada, podendo ser um dos exemplos citados acima, vamos usar a criatividade para digamos assim, eliminar a sua fobia inicial. Antes de mais nada é importante dizer que não estou falando apenas da criatividade relacionada a inventar um equipamento revolucionário, desenvolver um texto para stand-up comedy ou esculpir uma obra de arte. E sim como a criatividade vai nos auxiliar em todos os nossos processos, antigos e novos, transformando o aprendizado numa experiência prazerosa.

Quando um projetista de equipamentos de ressonância magnética da GE descobriu que 80% das crianças precisavam ser sedadas para utilizar o equipamento por causa do medo, ao invés de se sentir deprimido ele procurou melhorar a experiência, mesmo sendo um engenheiro, foi buscar na criatividade uma solução para este problema. Resolveu pintar todo o equipamento como se fosse um navio pirata, treinou os atendentes com uma nova abordagem e os mesmos informavam para as crianças que durante a brincadeira não deveriam se mexer senão os piratas poderiam encontra-las. Os resultados foram incríveis. O percentual de sedação caiu de 80% para 10% além de reduzir a necessidade de se ter um anestesista o tempo todo disponível e fazendo com que o processo se tornasse mais rápido e mais crianças eram atendidas por dia.

Criar Confiança

Primeiro passo é acreditar que realmente somos muito mais capazes de executar qualquer tipo de tarefa do que aparentemente achar que já estamos no limite e nada poderá ser melhorado. Não, isto não é um texto de auto-ajuda e sim um breve descritivo de como tentar fazer algo novo deveria ser mais prático e divertido. O medo de sermos criticados e até mesmo ridicularizados nos faz desistir logo na largada. Porém isto não deve fazer que você altere os seus planos. Comece a pensar de forma criativa para novas soluções ou melhorias de processos, tendo como objetivo gerar um bem-estar para a maioria das pessoas.

Empatia

Entender e se colocar no lugar do outro talvez seja o desafio do século. Mas a empatia passa a ser vital em todo e qualquer processo de melhoria, pois acredite, todas as nossas ações tem impactos diretos e indiretos em um enorme número de pessoas.

Criar uma nova experiência

Já se perguntou por que você foi colocado aqui na Terra? Qual a sua vocação? Sendo mais enfático ainda: Vai deixar passar a vida em branco sem deixar legado algum? Vai continuar reclamando? Está na hora de usarmos a criatividade para impulsionar as suas ideias. Realmente hoje tudo é possível e começar a pensar de forma diferente, buscando soluções criativas para gerar novas experiências é sem dúvida uma forma de quebrar paradigmas. Marqueteiros quebram a cabeça o tempo todo buscando uma nova forma de melhorar a experiência do consumidor. Empresas buscam melhorar o ambiente de trabalho para o colaborador se sentir mais confiante e produtivo. Em ambos os casos todos buscam uma alternativa que de certa forma será solucionado por alguma mente que ousou utilizar da criatividade para criar esta nova experiência.

Cabe a cada um de nós colocar todo o seu potencial à disposição do pensamento criativo, convertendo o medo em algo familiar, através de pequenos passos, que se transformarão em pequenas vitórias e nos farão sentir o primeiro sucesso em relação a este novo desafio.

Tópicos: Inovação, Tecnologia, Marketing

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

5 app de Realidade Aumentada para iOS

read more

A transformação do marketing com as novas tecnologias de RA e RV

read more

Como grandes marcas estão investindo em Realidade Aumentada e Virtual

read more