Como grandes marcas estão investindo em Realidade Aumentada e Virtual

avatar

Postado por Bruna Santos - 10 Outubro, 2017

header-picture

A realidade aumentada e virtual são tecnologias que fazem parte da nova realidade das indústrias. 

O investimento nas aplicações de realidade aumentada e realidade virtual já é realizado por diversas marcas.

A fábrica de cosméticos Natura acertou uma parceria com a startup paranaense GoEpik, que desenvolveu uma plataforma para levar a tecnologia para a indústria. Já a Renault experimentou a realidade aumentada em um evento de prevenção de acidentes de trabalho.

Os funcionários da montadora andavam pela fábrica com um celular e podiam interagir com os equipamentos de proteção exigidos em cada setor. O sucesso com o treinamento em realidade aumentada na montadora foi tão grande que os gestores já cogitam acabar com salas de treinamento de segurança.

O projeto em realidade aumentada além de gerar economia para a montadora, ajudou a mostrar que a tecnologia não é aplicável somente em games e na área de entretenimento. A Renault já tem engatilhada outra ação em realidade virtual: o especialista remoto. Caso algum operador não consiga consertar uma máquina, basta utilizar um óculos especial para tornar-se os olhos de um especialista que está em outro local.

Os testes com óculos de realidade virtual estão em constante crescimento no Brasil. No entanto, a multinacional de equipamentos agrícolas AGCO iniciou testes com o Glass, óculos de realidade virtual desenvolvido pela Google.

Neste caso, três inspetores de qualidade usam os óculos na linha de montagem dos monoblocos, espécie de chassi de tratores. Eles são capazes de ler o código de especificação, identificam o produto e, em seguida, o software guia a inspeção. Quando algum aspecto foge do padrão registra-se em fotos ou vídeos e um engenheiro pode ser chamado.

A realidade aumentada permite ver o mundo a partir de uma nova perspectiva, integrando as informações virtuais com as do mundo real. Algumas grandes marcas conseguiram implementar a realidade aumentada em seus projetos com bastante eficiência.

O desenvolvimento de realidade aumentada requer habilidades específicas. Caso você pretenda criar um aplicativo em realidade aumentada (Android ou iOS) é fundamental escolher uma empresa de desenvolvimento dessa tecnologia com experiência e referência de trabalho.

Para criar um aplicativo em realidade aumentada é necessário definir seus objetivos, determinar a funcionalidade e desenvolver uma estratégia de negócios para garantir o retorno do seu investimento.

 

Tópicos: Realidade Aumentada, Realidade Virtual

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

5 app de Realidade Aumentada para iOS

read more

A transformação do marketing com as novas tecnologias de RA e RV

read more

Como grandes marcas estão investindo em Realidade Aumentada e Virtual

read more