As diferenças entre a Realidade Aumentada, Virtual e Mista

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Postado por Bruna Santos - 06 Outubro, 2017

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O uso de diferentes tecnologias vem sendo amplamente explorado pelo mercado atual. 

Embora sejam mais presentes em nosso dia-a-dia, as aplicações de realidade virtual, aumentada e mista ainda confundem muitas pessoas.

É fundamental entender as propostas de cada uma dessas realidades, pois são bastante distintas em vários aspectos. Além disso, suas particularidades irão definir suas aplicações e o quanto atrairão o consumidor.

Realidade virtual

A realidade virtual é a mais conhecida pelo grande público. Ela cria um mundo completamente novo, interativo e reativo. A realidade virtual permite uma experiência multissensorial em tempo real. A realidade virtual também é conhecida como realidade simulada, pois ela preenche os sentidos dos usuários a partir de um mundo simulado. Muitas vezes, a implementação acontece por meio de vídeos 3D, totalmente imersivos, ou dispositivos interativos ou, ainda, head-mounted, alavancando as tecnologias de displays móveis.

Realidade aumentada

Na realidade aumentada os elementos virtuais são inseridos no mundo ao redor do usuário a partir de determinados referenciais. As interações são rápidas, práticas e fáceis. Na realidade aumentada a tridimensionalidade imerge ao redor do usuário, ou seja, o mundo 3D aparece na realidade normal. É possível imaginar uma partida de futebol dentro de um estádio, visualizando as estatísticas dos jogadores em cima da imagem desses mesmos jogadores.

Realidade mista

Também conhecida como realidade híbrida ou hiper-realidade, a realidade mista combina os mundos real e virtual nos ambientes de produtos e visualizações que permitem a coexistência de objetos físicos e digitais, podendo interagir em tempo real entre si. A realidade mista também combina os melhores aspectos das outras duas realidades: virtual e aumentada. Ela permite que o usuário veja o mundo real (como na realidade aumentada) ao mesmo tempo em vê objetos virtuais (como na realidade virtual), permitindo ancorar elementos virtuais para um ponto no espaço real e possibilitando ao usuário manipular e interagir com os elementos.

As aplicações dessas tecnologias estão cada vez mais comuns no mercado. Há diversas áreas e segmentos que se beneficiam com as tecnologias imersivas. As experiências visuais e sensoriais promovidas pelas aplicações e seus desenvolvimentos são possíveis e viáveis.

As aplicações não se limitam às áreas de games e entretenimento. Aplicações de realidade virtual, aumentada e mista já foram usadas em diversas indústrias para fins comerciais ou de treinamento e aprendizagem, desenvolvimento de produtos, entre outros.

O uso dessas tecnologias tem sido positivo e os resultados são convincentes e consistentes. Isso porque, geram uma experiência mais atraente e envolvente, causando encantamento, criando empatia e construindo memórias de experiência mais impactantes e profundas aos usuários.

A utilização das tecnologias aumentam o interesse dos usuários e geram engajamento no público. As ações inovadoras utilizando as tecnologias podem beneficiar os negócios em muitos sentidos.

A realidade aumentada, virtual e mista, transformam o modo como as pessoas visualizam o mundo e interagem com ele. Muitas marcas, agências de publicidade, instituições de ensino, etc. já consideraram a capacidade dessas aplicações de informar, encantar e inspirar os usuários. Muitas marcas desenvolveram ações de sucesso.

E você, já pensou em utilizar uma dessas tecnologias em seus negócios?

Tópicos: Realidade Aumentada, Realidade Virtual, realidade mista

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