Aplicações de Realidade Aumentada na Educação

avatar

Postado por Marcelo Rodino - 09 Novembro, 2017

header-picture

A realidade aumentada (RA) é a integração de informações virtuais com o mundo real. 

O usuário dessa tecnologia pode ver o mundo real juntamente com imagens geradas por computador, projetadas e perfeitamente integradas.

 A realidade aumentada na educação pode ser aplicada trazendo novos ambientes de aprendizado. O foco é projetar dados e informações diante dos nossos olhos otimizando a retenção de conteúdo e tornando a aprendizagem mais divertida e interessante.

A realidade aumentada oferece caminhos educacionais que permitem aos sujeitos envolvidos interagirem em um ambiente de aprendizagem social, colaborativo e ativo.

Essas potencialidades proporcionadas pelas mídias digitais estimulam a imaginação e permitem que o conhecimento seja construído dentro de um contexto social imersivo.

A tecnologia ajuda no engajamento do estudante, pois envolve vários elementos culturais da humanidade. A realidade aumentada proporciona experiência empática que aumenta o interesse do estudante e estimula a autonomia, já que é possível que o próprio aluno explore e aprenda por meio de interações.

Alguns livros já vêm acompanhados de aplicativos que reforçam através de animações, demonstrações, vídeos, exercícios e novas funcionalidades o impacto que a realidade aumentada vem causando na educação.

A experiência que une algo lúdico com a tecnologia de ponta é uma excelente oportunidade para promover o conhecimento e propagá-lo.

No mercado já existem aplicações educativas de realidade aumentada. A realidade aumentada permite processos didaticamente melhor explicados, onde situações e acontecimentos antes distantes são agregados ao mundo concreto do estudante, permitindo integração e interatividade completas.

A Google Expedition é uma aplicação tecnológica construída com a ajuda de professores, permitindo que estudantes conheçam mais de 100 destinos, explorando aspectos históricos, geográficos e culturais de forma.envolvente e inspiradora.

A realidade aumentada na educação gera diversos benefícios. Destacamos alguns desses benefícios, independente da área do conhecimento:

 

  • Facilita a memorização do conteúdo 
  • Melhora o entendimento do assunto 
  • Engaja os estudantes 
  • Melhora a participação do aluno em sala de aula 
  • Enriquece conteúdos com elementos audiovisuais 
  • Agrega conteúdo digital ao mundo real

 

A realidade aumentada na educação pode revolucionar todo o sistema de ensino, elevando sua qualidade.

 

Tópicos: realidade aumentada na educação

flex interativa realidade aumentada guia interatividade

Posts recentes

Apple Entra Definitivamente no Mercado de Realidade Aumentada

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Mosaic Fertilizantes

read more

Case de Sucesso Flex Interativa: Postos Ipiranga (Realidade Virtual)

read more